BIÓPSIA DA PRÓSTATA

A biópsia da próstata é indicada quando existe a suspeita de nódulos prostáticos detectados no toque retal e quando os níveis de PSA (antígeno prostático benigno) encontram-se elevados ou alterados. É um procedimento indolor, realizado no consultório, que pode revelar a presença de células anormais e infecções.


Como é feito

Uma agulha longa e fina é inserida na próstata para coletar uma pequena amostra de tecido que será examinada. Atualmente, a biópsia de próstata é realizada com o auxilio do ultra-som. Com isso, o médico consegue visualizar o órgão, incluindo aí os nódulos não palpáveis, para retirar cerca 10 pequenos fragmentos representativos de toda a glândula, determinando assim a extensão e/ou a causa de qualquer anormalidade.

Preparando-se para a BIÓPSIA:

Orientações:

O paciente não pode estar em uso de medicamentos que contenham Ácido Acetil Salicílico (AAS); se fizer uso diário terá que suspendê-lo 20 (vinte) dias antes do exame.

Preparo:

LEVOFLOXACINO 500mg
01 comprimido 3 horas antes do exame e continuar a tomar 01 vez ao dia (total 3 dias)
FLEET ENEMA
01 (um) frasco via retal 12 horas antes do exame
DULCOLAX
02 (dois) comprimidos 12 horas antes do exame
DIETA LÍQUIDA
Nas 12 horas antes do exame (não há necessidade de jejum)

EXAME SOB ANESTESIA:
Jejum 06 horas antes do exame

Obs: A presença de sangue na urina (hematúria), no esperma ou nas fezes é normal até 30 dias após o exame.
Se você sentir dor abdominal, febre ou tonteira entre em contato com seu médico Urologista ou procure atendimento hospitalar.

 
IMPORTANTE: SE VOCÊ FOR ALÉRGICO OU JÁ TIVER EXPERIMENTADO QUALQUER REAÇÃO COM ALGUMA DESTAS DROGAS DO PREPARO, NÃO UTILIZE A MEDICAÇÃO E ENTRE EM CONTATO COM A UROMEDIC PELOS TELEFONES: (24) 2237-5556 OU 2237-5086.